twitter


Sobre o tema: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização do caderno de estudos 5, demos inicio aos trabalhos do PNAIC 2018 no município de Trindade, neste dia 21/02/18 na Escola Alice Lins de Aquino, ofertando um encontro de 8h para os professores alfabetizadores do 1° ao 3° anos das séries iniciais, professores do campo, coordenadores pedagógicos, ensino infantil e monitores do programa mais educação.


Acolhemos os professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos desejando boas vindas, agradecendo a participação e presença de todos, que mesmo na ausência da bolsa não hesitaram em participar do encontro. Apresentamos-nos, com o nome, escola onde leciona e elencamos as expectativas pessoais de cada um para o ano letivo de 2018 que se inicia, dentre outros pontos destacamos a importância de participar de encontros como este.
 


Leitura Deleite: E o dente ainda doía de Ana Terra

Iniciamos com a discussão oral sobre a importância dos eixos de leitura e oralidade. Seguido de exposição e exploração dos slides sobre as inter-relações entre oralidade e escrita no componente curricular língua portuguesa.

Leitura compartilhada do texto 3 pertencente ao caderno 5 com o tema: Formação de leitores na escola: leitura como prática social.

Um ponto bastante apreciado na leitura foi às questões que podem ser elaboradas durante a leitura de textos aos alunos para a ativação dos conhecimentos prévios, de previsão sobre o texto, literal ou objetiva, inferencial e subjetiva. Nesse momento o grupo relatou que muitas vezes faziam somente a abordagem da capa e as perguntas objetivas. Com o decorrer da leitura a demonstração desses questionamentos em uma aula prática com o livro já conhecido, E o dente ainda doía de Ana Terra (apresentado na leitura deleite), permitiu ao grupo empolgar-se e perceber que é possível a realização de um trabalho mais abrangente para poder proporcionar uma melhor compreensão dos textos.

Após a divisão dos grupos (formou-se 6 grupos) apresentei as oficinas diferentes aos grupos que iriam realizar a leitura, análise e resolução das questões e por fim, socializaram os resultados a toda turma. As oficinas foram organizadas da seguinte maneira:

        Oficina 1 - Elaboração de perguntas acerca da história
  Os grupos 1 e 4 ficaram com a oficina 1;
  Cada grupo escolheu um livro paradidático, entre outros, previamente selecionado e uma ficha para a elaboração das questões de:
1)    Ativação de conhecimentos prévios;
2)    Previsão sobre o texto;
3)    Literais ou objetivas;
4)    Inferenciais;
5)    Subjetivas.



Oficina 2 – Análise dos relatos das professoras:
  Os grupos 2 e 5 ficaram com a oficina II;
  O grupo 2 analisou o relato 1 e o grupo 5 analisou o relato 2;
  Em cada relato os grupos verificaram como as professoras organizaram as sequências didáticas de modo a favorecer a apropriação do SEA, observando os seguintes aspectos:
1)    Estratégias;
2)    Recursos;
3)    Tipos de atividades;
4)    Modo de agrupamento dos alunos.





        Oficina 3 – Gênero textual Entrevista/Anúncio
  Os grupos 3 e 6 ficaram com a oficina III;
  O grupo 3 analisou a entrevista e o grupo 6 analisou o anúncio;
  Após a análise dos textos os grupos responderam aos seguintes questionamentos:
1)    Que eixo da língua portuguesa predomina na sequência?
2)    De que forma as modalidades oral e escrita aparecem nessa sequência?
3)    Que atividades realizadas o grupo considera mais relevante?
4)    O que o grupo mudaria ou acrescentaria a essa sequência?
     5)    No geral o grupo considera a sequência satisfatória para a aprendizagem do gênero abordado? Justifique.
 

Na socialização das oficinas foi realizada de forma que se apresentem os dois grupos de cada oficina por vez, para assim, concordarem ou discordarem de opinião.

Apresentação de uma sequencia didática (elaborada por mim) tendo como objetivo o ensino do gênero textual biografia/autobiografia para reforçar os slides e a explanação.

Apresentação do jogo roleta textual.



Após foi explanado quais as atividades que serão realizadas pelos professores e coordenadores de Para Casa e como acontecerá a socialização dessas atividades. 

Por fim, realizamos a entrega dos certificados do PNAIC 2014 aos participantes da turma.

 
 
 
                                               


 Equipe PNAIC  Trindade PE


1 comentários:

  1. É e assim que fazemos a Educação de Trindade acontecer, não medimos esforços para oferecer o nosso melhor, temos consciência do valor de transformação que a Educação exerce no nosso meio e particularmente em nossas vidas.

Postar um comentário

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

1° Encontro PNAIC - 2018

Sobre o tema: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização do caderno de estudos 5, demos inicio aos trabalhos do PNAIC 2018 no município de Trindade, neste dia 21/02/18 na Escola Alice Lins de Aquino, ofertando um encontro de 8h para os professores alfabetizadores do 1° ao 3° anos das séries iniciais, professores do campo, coordenadores pedagógicos, ensino infantil e monitores do programa mais educação.


Acolhemos os professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos desejando boas vindas, agradecendo a participação e presença de todos, que mesmo na ausência da bolsa não hesitaram em participar do encontro. Apresentamos-nos, com o nome, escola onde leciona e elencamos as expectativas pessoais de cada um para o ano letivo de 2018 que se inicia, dentre outros pontos destacamos a importância de participar de encontros como este.
 


Leitura Deleite: E o dente ainda doía de Ana Terra

Iniciamos com a discussão oral sobre a importância dos eixos de leitura e oralidade. Seguido de exposição e exploração dos slides sobre as inter-relações entre oralidade e escrita no componente curricular língua portuguesa.

Leitura compartilhada do texto 3 pertencente ao caderno 5 com o tema: Formação de leitores na escola: leitura como prática social.

Um ponto bastante apreciado na leitura foi às questões que podem ser elaboradas durante a leitura de textos aos alunos para a ativação dos conhecimentos prévios, de previsão sobre o texto, literal ou objetiva, inferencial e subjetiva. Nesse momento o grupo relatou que muitas vezes faziam somente a abordagem da capa e as perguntas objetivas. Com o decorrer da leitura a demonstração desses questionamentos em uma aula prática com o livro já conhecido, E o dente ainda doía de Ana Terra (apresentado na leitura deleite), permitiu ao grupo empolgar-se e perceber que é possível a realização de um trabalho mais abrangente para poder proporcionar uma melhor compreensão dos textos.

Após a divisão dos grupos (formou-se 6 grupos) apresentei as oficinas diferentes aos grupos que iriam realizar a leitura, análise e resolução das questões e por fim, socializaram os resultados a toda turma. As oficinas foram organizadas da seguinte maneira:

        Oficina 1 - Elaboração de perguntas acerca da história
  Os grupos 1 e 4 ficaram com a oficina 1;
  Cada grupo escolheu um livro paradidático, entre outros, previamente selecionado e uma ficha para a elaboração das questões de:
1)    Ativação de conhecimentos prévios;
2)    Previsão sobre o texto;
3)    Literais ou objetivas;
4)    Inferenciais;
5)    Subjetivas.



Oficina 2 – Análise dos relatos das professoras:
  Os grupos 2 e 5 ficaram com a oficina II;
  O grupo 2 analisou o relato 1 e o grupo 5 analisou o relato 2;
  Em cada relato os grupos verificaram como as professoras organizaram as sequências didáticas de modo a favorecer a apropriação do SEA, observando os seguintes aspectos:
1)    Estratégias;
2)    Recursos;
3)    Tipos de atividades;
4)    Modo de agrupamento dos alunos.





        Oficina 3 – Gênero textual Entrevista/Anúncio
  Os grupos 3 e 6 ficaram com a oficina III;
  O grupo 3 analisou a entrevista e o grupo 6 analisou o anúncio;
  Após a análise dos textos os grupos responderam aos seguintes questionamentos:
1)    Que eixo da língua portuguesa predomina na sequência?
2)    De que forma as modalidades oral e escrita aparecem nessa sequência?
3)    Que atividades realizadas o grupo considera mais relevante?
4)    O que o grupo mudaria ou acrescentaria a essa sequência?
     5)    No geral o grupo considera a sequência satisfatória para a aprendizagem do gênero abordado? Justifique.
 

Na socialização das oficinas foi realizada de forma que se apresentem os dois grupos de cada oficina por vez, para assim, concordarem ou discordarem de opinião.

Apresentação de uma sequencia didática (elaborada por mim) tendo como objetivo o ensino do gênero textual biografia/autobiografia para reforçar os slides e a explanação.

Apresentação do jogo roleta textual.



Após foi explanado quais as atividades que serão realizadas pelos professores e coordenadores de Para Casa e como acontecerá a socialização dessas atividades. 

Por fim, realizamos a entrega dos certificados do PNAIC 2014 aos participantes da turma.

 
 
 
                                               


 Equipe PNAIC  Trindade PE


Um comentário:

  1. É e assim que fazemos a Educação de Trindade acontecer, não medimos esforços para oferecer o nosso melhor, temos consciência do valor de transformação que a Educação exerce no nosso meio e particularmente em nossas vidas.

    ResponderExcluir