Sobre o tema: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização do caderno de estudos 5, demos inicio aos trabalhos do PNAIC 2018 no município de Trindade, neste dia 21/02/18 na Escola Alice Lins de Aquino, ofertando um encontro de 8h para os professores alfabetizadores do 1° ao 3° anos das séries iniciais, professores do campo, coordenadores pedagógicos, ensino infantil e monitores do programa mais educação.
Acolhemos os professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos
desejando boas vindas, agradecendo a participação e presença de todos, que
mesmo na ausência da bolsa não hesitaram em participar do encontro.
Apresentamos-nos, com o nome, escola onde leciona e elencamos as expectativas
pessoais de cada um para o ano letivo de 2018 que se inicia, dentre outros pontos destacamos a importância de participar de encontros como este.
Leitura Deleite: E o dente ainda doía de Ana Terra
Iniciamos com a discussão oral sobre a importância dos eixos de
leitura e oralidade. Seguido de exposição e exploração dos slides sobre as
inter-relações entre oralidade e escrita no componente curricular língua
portuguesa.
Leitura compartilhada do
texto 3 pertencente ao caderno 5 com o tema: Formação de leitores na escola:
leitura como prática social.
Um ponto bastante apreciado na leitura foi às
questões que podem ser elaboradas durante a leitura de textos aos alunos para a
ativação dos conhecimentos prévios, de previsão sobre o texto, literal ou
objetiva, inferencial e subjetiva. Nesse momento o grupo relatou que muitas
vezes faziam somente a abordagem da capa e as perguntas objetivas. Com o
decorrer da leitura a demonstração desses questionamentos em uma aula prática
com o livro já conhecido, E o dente ainda doía de Ana Terra (apresentado na
leitura deleite), permitiu ao grupo empolgar-se e perceber que é possível a
realização de um trabalho mais abrangente para poder proporcionar uma melhor
compreensão dos textos.
Após a divisão dos grupos (formou-se 6 grupos) apresentei as oficinas diferentes aos grupos que iriam realizar a leitura,
análise e resolução das questões e por fim, socializaram os resultados a toda
turma. As oficinas foram organizadas da seguinte maneira:
Oficina 1 - Elaboração de perguntas acerca da história
Os grupos 1 e 4 ficaram com a oficina 1;
Cada grupo escolheu um livro paradidático, entre
outros, previamente selecionado e uma ficha para a elaboração das questões de:
1) Ativação de conhecimentos prévios;
2) Previsão sobre o texto;
3) Literais ou objetivas;
4) Inferenciais;
5) Subjetivas.
Oficina 2 –
Análise dos relatos das professoras:
Os grupos 2 e 5 ficaram com a oficina II;
O grupo 2 analisou o relato 1 e o grupo 5 analisou o
relato 2;
Em cada relato os grupos verificaram como as
professoras organizaram as sequências didáticas de modo a favorecer a
apropriação do SEA, observando os seguintes aspectos:
1) Estratégias;
2) Recursos;
3) Tipos de atividades;
4) Modo de agrupamento dos alunos.
Oficina 3 –
Gênero textual Entrevista/Anúncio
Os grupos 3 e 6 ficaram com a oficina III;
O grupo 3 analisou a entrevista e o grupo 6 analisou
o anúncio;
Após a análise dos textos os grupos responderam aos
seguintes questionamentos:
1) Que eixo da língua portuguesa predomina na
sequência?
2) De que forma as modalidades oral e escrita aparecem
nessa sequência?
3) Que atividades realizadas o grupo considera mais
relevante?
4) O que o grupo mudaria ou acrescentaria a essa
sequência?
5) No geral o grupo considera a sequência satisfatória
para a aprendizagem do gênero abordado? Justifique.
Na socialização das oficinas foi realizada de forma que se apresentem os dois grupos
de cada oficina por vez, para assim, concordarem ou discordarem de opinião.
Apresentação de uma
sequencia didática (elaborada por mim) tendo como objetivo o ensino do gênero
textual biografia/autobiografia para reforçar os slides e a explanação.
Apresentação do jogo roleta
textual.
Após foi explanado quais as atividades que serão realizadas pelos professores e coordenadores de Para Casa e como acontecerá a socialização dessas atividades.
Por fim, realizamos a entrega dos certificados do
PNAIC 2014 aos participantes da turma.
Equipe PNAIC Trindade PE
23 de fevereiro de 2018 às 10:31
É e assim que fazemos a Educação de Trindade acontecer, não medimos esforços para oferecer o nosso melhor, temos consciência do valor de transformação que a Educação exerce no nosso meio e particularmente em nossas vidas.