twitter


Elaboração
Samária Mércia Delmondes

Objetivos: Identificar as principais especificidades pertencentes aos gêneros textuais abordados, bem como, reconhecer essas características entre variados textos.

Ano: 3º ano






Componentes Curriculares:

·         Língua Portuguesa
Eixo temático: Leitura
Conteúdos: Gêneros textuais

1-    Identificar as especificidades de um texto: seu objetivo comunicativo (propósito), seus interlocutores previstos e suas condições de produção e nos diferentes discursos (poético, narrativo, injuntivo/ instrucional, argumentativo, expositivo, de relato).
2-    Identificar efeitos de humor ou ironia em diferentes gêneros textuais e nos diversos discursos (poético e narrativo).
3-    Identificar o tema (assunto) de diferentes gêneros textuais nos diferentes discursos (poético, narrativo, injuntivo/instrucional  , argumentativo, expositivo, de relato).
4-    Identificar elementos que caracterizam o texto como instrucional, também chamado injuntivo (a presença de regras, comandos, conselhos, prescrições, pedidos, justificativa, explicações, enumerações.


Material:
Roleta: duas folhas com cores diferentes de papel guache; um parafuso para o eixo central e isopor de no mínimo 10 mm de espessura para dar sustentabilidade a roleta;
Cartaz: 3 folhas de papel guache de cores de sua preferências;
Textos de diferentes gêneros impressos;
Cola de isopor.

Participantes: A sala pode ser dividida em grupos de formas variadas ou pode participar um aluno por vez.

Regras:
1. A turma será dividida em grupos de acordo com o nível da turma, a professora deverá contemplar níveis diferentes em cada grupo;
2. Um dos participantes do grupo irá girar a roleta que irá parar em uma das seguintes citações contidas na primeira parte da roleta (a menor):

Apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer. Podendo apresentar outras informações como tempo de preparo, rendimento, calorias, etc. Usa linguagem direta, clara e objetiva.

Dividido em estrofes e versos. Podendo utilizar-se de rimas.

Utiliza-se em um contexto informal, entre pessoas com um certo grau de afetividade, com textos curtos que tem a função de informar alguém sobre algo.

De cunho humorístico, muito comum em jornais, cuja constituição se estabelece pela combinação de frases curtas – geralmente de efeito ambíguo – com desenhos que ilustram e complementam o sentido da obra.

É um texto destinado a pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Nele estarão contidas informações (data, local, hora) a respeito de um acontecimento, uma festa ou até uma reunião.


Conta a história da vida de alguém. É uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa.

Podem estar em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô. A principal característica é precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.

O escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.

Os personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.


A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário).


3. O aluno selecionado irá ler para os demais membros do grupo a citação selecionada pela roleta;
4. Após a leitura o grupo irá identificar primeiramente a qual gênero pertence a característica apresentada que estão apresentados na segunda parte da roleta (a maior) veja:
Receita;
Poema;
Bilhete;
Tirinha;
Convite
Biografia;
Fábula;
Anúncio;
Texto informativo;
Carta

5. Em seguida o grupo irá identificar entre variados textos o gênero por ele identificado, enfatizando a característica apresentada pela roleta dos gêneros e lida anteriormente;
6.  A professora poderá estabelecer pontos para cada acerto e para os textos. Depois de identificada as características ficarão expostos no cartaz previamente elaborado.


0 comentários:

Postar um comentário

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

JOGO ROLETA TEXTUAL

Elaboração
Samária Mércia Delmondes

Objetivos: Identificar as principais especificidades pertencentes aos gêneros textuais abordados, bem como, reconhecer essas características entre variados textos.

Ano: 3º ano






Componentes Curriculares:

·         Língua Portuguesa
Eixo temático: Leitura
Conteúdos: Gêneros textuais

1-    Identificar as especificidades de um texto: seu objetivo comunicativo (propósito), seus interlocutores previstos e suas condições de produção e nos diferentes discursos (poético, narrativo, injuntivo/ instrucional, argumentativo, expositivo, de relato).
2-    Identificar efeitos de humor ou ironia em diferentes gêneros textuais e nos diversos discursos (poético e narrativo).
3-    Identificar o tema (assunto) de diferentes gêneros textuais nos diferentes discursos (poético, narrativo, injuntivo/instrucional  , argumentativo, expositivo, de relato).
4-    Identificar elementos que caracterizam o texto como instrucional, também chamado injuntivo (a presença de regras, comandos, conselhos, prescrições, pedidos, justificativa, explicações, enumerações.


Material:
Roleta: duas folhas com cores diferentes de papel guache; um parafuso para o eixo central e isopor de no mínimo 10 mm de espessura para dar sustentabilidade a roleta;
Cartaz: 3 folhas de papel guache de cores de sua preferências;
Textos de diferentes gêneros impressos;
Cola de isopor.

Participantes: A sala pode ser dividida em grupos de formas variadas ou pode participar um aluno por vez.

Regras:
1. A turma será dividida em grupos de acordo com o nível da turma, a professora deverá contemplar níveis diferentes em cada grupo;
2. Um dos participantes do grupo irá girar a roleta que irá parar em uma das seguintes citações contidas na primeira parte da roleta (a menor):

Apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer. Podendo apresentar outras informações como tempo de preparo, rendimento, calorias, etc. Usa linguagem direta, clara e objetiva.

Dividido em estrofes e versos. Podendo utilizar-se de rimas.

Utiliza-se em um contexto informal, entre pessoas com um certo grau de afetividade, com textos curtos que tem a função de informar alguém sobre algo.

De cunho humorístico, muito comum em jornais, cuja constituição se estabelece pela combinação de frases curtas – geralmente de efeito ambíguo – com desenhos que ilustram e complementam o sentido da obra.

É um texto destinado a pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Nele estarão contidas informações (data, local, hora) a respeito de um acontecimento, uma festa ou até uma reunião.


Conta a história da vida de alguém. É uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa.

Podem estar em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô. A principal característica é precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.

O escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.

Os personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.


A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário).


3. O aluno selecionado irá ler para os demais membros do grupo a citação selecionada pela roleta;
4. Após a leitura o grupo irá identificar primeiramente a qual gênero pertence a característica apresentada que estão apresentados na segunda parte da roleta (a maior) veja:
Receita;
Poema;
Bilhete;
Tirinha;
Convite
Biografia;
Fábula;
Anúncio;
Texto informativo;
Carta

5. Em seguida o grupo irá identificar entre variados textos o gênero por ele identificado, enfatizando a característica apresentada pela roleta dos gêneros e lida anteriormente;
6.  A professora poderá estabelecer pontos para cada acerto e para os textos. Depois de identificada as características ficarão expostos no cartaz previamente elaborado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário