Nos dias 25 e 26 de agosto de 2015 realizamos no Pólo da UAB o primeiro encontro PNAIC 2015/2016 Trindade-PE com textos contidos no primeiro caderno abordando o tema Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização.
Nesse primeiro encontro recebemos os professores alfabetizadores com o caminho cheio de pegadas que continham palavras de incentivo e de motivação para a caminhada que estamos inciando neste novo ciclo.
Neste encontro especialmente discutimos inicialmente dois textos:
1) Currículo, cotidiano escolar e conhecimentos em rede;
2) Ciclo de alfabetização e os direitos de aprendizagem.
A estratégia utilizada foi dividir a sala em quatro grupos que posteriormente a leitura individual dos textos discutimos coletivamente sobre os principais pontos abordados em cada texto, especialmente sobre a produção, aplicação e construção do currículo. Os professores alfabetizadores participaram de foma efetiva nos debates, expondo os seus pontos de vista e expressando as suas opiniões sobre os conceitos apresentados.
O caderno também trata de forma consistente a heterogeneidade contida nas salas de aulas, não apenas nas turmas multiseriadas, mas também nas turmas que são pertencentes ao ciclo. Na abordagem desse tema destacamos três textos:
1) Educação do campo e o ciclo de alfabetização: diversidade de experiências e modos de organização curricular;
2) Educação inclusiva e práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização;
3) Diversidade linguística no ciclo de alfabetização.
Sendo abordado em cada um dos textos as especificidades de cada um.
Click na imagem e acesse o link com mais imagens desse encontro.
Destacamos as contribuições apresentadas pelos professores alfabetizadores nesse encontro, como:
conhecimento, interdisciplinaridade, planejamento, diferentes metodologias, práticas pedagógicas e o esclarecimento de dúvidas.
É muito importante a participação e o empenho dos professores alfabetizadores em participar e se envolver com as atividades proposta em cada encontro, espero poder contribuir satisfatoriamente no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que auxiliem no alcance da alfabetização dos seus alunos na idade certa.