twitter


Nos dias 15 e 16 de setembro de 2015, realizamos no Pólo da UAB o nosso segundo encontro do PNAIC com estudos abordados do caderno 2 que tem como tema: A criança no ciclo de alfabetização.

Começamos o encontro com uma brincadeira deleite onde os professores alfabetizadores relembraram a infância a partir de relatos sobre: a criança que você foi? que brincadeira você participativa? qual o seu brinquedo favorito? A partir das respostas apresentadas foram convidados a construir o seu brinquedo favorito utilizando apenas jornal e fita crepe.

Após a construção do brinquedo os professores alfabetizadores relataram o porque daquele ser o brinquedo preferido e em seguido da construção de uma carta de despedida desse brinquedo. Esse momento em particular foi muito emocionante pois ao relatar as experiências que tiveram com o brinquedo na infância fizeram algumas se emocionarem e até chorarem ao lerem o relato descrito na carta de despedida.

 Acesse o link e veja as fotos do encontro
Click na imagem e acesse as fotos do encontro

O estudo dos textos estudados nesse encontro abordam particularmente a utilização do lúdico em sala de aula. Entre outras coisas, discutimos que fazem parte do lúdico a brincadeira e o brinquedo relacionando-os ao divertimento. Propondo ainda entre outras coisas que estas atividades estejam incluídas nas sequências didáticas que serão realizadas em sala de aula.

Outro ponto importante abordado nos textos estudados é a transição dos alunos do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental de 9 anos, quais as maiores dificuldades devido a tantas mudanças, que atividades vivenciadas no ensino infantil podem ser incluídas no ensino fundamental de 9 anos para que os alunos não percebam e não sintam as dificuldades apresentadas. 

Ainda confeccionamos um catálogo, contendo as brincadeiras preferidas da turma, em dupla, os professores alfabetizadores ilustraram e descreveram as suas brincadeiras de infância que farão parte de um catalogo que será exposto no nosso seminário de final de ano.

 Acesse todas as imagens do encontro clicando aqui!
click na imagem acima e acesse todas as fotos desse encontro

Outra atividade bastante valorizada pelos professores alfabetizadores foi a construção do mural com fotos de atividades desenvolvidas por elas em sala de aula e que recebeu o seguinte tema: Os terceiros anos de Trindade, onde todos demostraram interesse e desenvoltura na construção e desenvolvimento deste.

Nesses encontros discutimos os temas trabalhados em cada caderno, compartilhamos experiências com os nossos pares e partilhamos saberes é, ainda, uma oportunidade para esclarecermos dúvidas e sincronizar o trabalho da equipe para que juntos possamos alcançar o objetivo principal: a alfabetização dos alunos na idade certa. 

Agradeço a todos os participantes pelo engajamento e prontidão de sempre. Um forte abraço e até o nosso próximo encontro. 



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

2° Encontro - A criança no ciclo de alfabetização

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2015, realizamos no Pólo da UAB o nosso segundo encontro do PNAIC com estudos abordados do caderno 2 que tem como tema: A criança no ciclo de alfabetização.

Começamos o encontro com uma brincadeira deleite onde os professores alfabetizadores relembraram a infância a partir de relatos sobre: a criança que você foi? que brincadeira você participativa? qual o seu brinquedo favorito? A partir das respostas apresentadas foram convidados a construir o seu brinquedo favorito utilizando apenas jornal e fita crepe.

Após a construção do brinquedo os professores alfabetizadores relataram o porque daquele ser o brinquedo preferido e em seguido da construção de uma carta de despedida desse brinquedo. Esse momento em particular foi muito emocionante pois ao relatar as experiências que tiveram com o brinquedo na infância fizeram algumas se emocionarem e até chorarem ao lerem o relato descrito na carta de despedida.

 Acesse o link e veja as fotos do encontro
Click na imagem e acesse as fotos do encontro

O estudo dos textos estudados nesse encontro abordam particularmente a utilização do lúdico em sala de aula. Entre outras coisas, discutimos que fazem parte do lúdico a brincadeira e o brinquedo relacionando-os ao divertimento. Propondo ainda entre outras coisas que estas atividades estejam incluídas nas sequências didáticas que serão realizadas em sala de aula.

Outro ponto importante abordado nos textos estudados é a transição dos alunos do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental de 9 anos, quais as maiores dificuldades devido a tantas mudanças, que atividades vivenciadas no ensino infantil podem ser incluídas no ensino fundamental de 9 anos para que os alunos não percebam e não sintam as dificuldades apresentadas. 

Ainda confeccionamos um catálogo, contendo as brincadeiras preferidas da turma, em dupla, os professores alfabetizadores ilustraram e descreveram as suas brincadeiras de infância que farão parte de um catalogo que será exposto no nosso seminário de final de ano.

 Acesse todas as imagens do encontro clicando aqui!
click na imagem acima e acesse todas as fotos desse encontro

Outra atividade bastante valorizada pelos professores alfabetizadores foi a construção do mural com fotos de atividades desenvolvidas por elas em sala de aula e que recebeu o seguinte tema: Os terceiros anos de Trindade, onde todos demostraram interesse e desenvoltura na construção e desenvolvimento deste.

Nesses encontros discutimos os temas trabalhados em cada caderno, compartilhamos experiências com os nossos pares e partilhamos saberes é, ainda, uma oportunidade para esclarecermos dúvidas e sincronizar o trabalho da equipe para que juntos possamos alcançar o objetivo principal: a alfabetização dos alunos na idade certa. 

Agradeço a todos os participantes pelo engajamento e prontidão de sempre. Um forte abraço e até o nosso próximo encontro.