Nos dias 15 e 16 de setembro de 2015, realizamos no Pólo da UAB o nosso segundo encontro do PNAIC com estudos abordados do caderno 2 que tem como tema: A criança no ciclo de alfabetização.
Começamos o encontro com uma brincadeira deleite onde os professores alfabetizadores relembraram a infância a partir de relatos sobre: a criança que você foi? que brincadeira você participativa? qual o seu brinquedo favorito? A partir das respostas apresentadas foram convidados a construir o seu brinquedo favorito utilizando apenas jornal e fita crepe.
Após a construção do brinquedo os professores alfabetizadores relataram o porque daquele ser o brinquedo preferido e em seguido da construção de uma carta de despedida desse brinquedo. Esse momento em particular foi muito emocionante pois ao relatar as experiências que tiveram com o brinquedo na infância fizeram algumas se emocionarem e até chorarem ao lerem o relato descrito na carta de despedida.
Click na imagem e acesse as fotos do encontro
O estudo dos textos estudados nesse encontro abordam particularmente a utilização do lúdico em sala de aula. Entre outras coisas, discutimos que fazem parte do lúdico a brincadeira e o brinquedo relacionando-os ao divertimento. Propondo ainda entre outras coisas que estas atividades estejam incluídas nas sequências didáticas que serão realizadas em sala de aula.
Outro ponto importante abordado nos textos estudados é a transição dos alunos do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental de 9 anos, quais as maiores dificuldades devido a tantas mudanças, que atividades vivenciadas no ensino infantil podem ser incluídas no ensino fundamental de 9 anos para que os alunos não percebam e não sintam as dificuldades apresentadas.
Ainda confeccionamos um catálogo, contendo as brincadeiras preferidas da turma, em dupla, os professores alfabetizadores ilustraram e descreveram as suas brincadeiras de infância que farão parte de um catalogo que será exposto no nosso seminário de final de ano.
click na imagem acima e acesse todas as fotos desse encontro
Outra atividade bastante valorizada pelos professores alfabetizadores foi a construção do mural com fotos de atividades desenvolvidas por elas em sala de aula e que recebeu o seguinte tema: Os terceiros anos de Trindade, onde todos demostraram interesse e desenvoltura na construção e desenvolvimento deste.
Nesses encontros discutimos os temas trabalhados em cada caderno, compartilhamos experiências com os nossos pares e partilhamos saberes é, ainda, uma oportunidade para esclarecermos dúvidas e sincronizar o trabalho da equipe para que juntos possamos alcançar o objetivo principal: a alfabetização dos alunos na idade certa.
Agradeço a todos os participantes pelo engajamento e prontidão de sempre. Um forte abraço e até o nosso próximo encontro.