twitter


Nosso 2° Encontro foi realizado no dia 07/06/2014 na Escola Municipal Governador Paulo Guerra tendo como tema central os Números. Que serão observados em duas perspectivas: a primeira como resultado de uma operação de contagem que segue alguns princípios lógicos e possui variadas formas de registro. A segunda, apresentando os números no âmbito de situações de uso em contextos sociais.  
Objetivo Geral: Provocar reflexões sobre a ideia de números e seus usos em situações do cotidiano. Permitindo com isso, prática pedagógicas que a criança possa: 
- Estabelecer relações de semelhança de ordem, utilizando critérios diversificados para classificar, seriar e ordenar coleções;
- Identificar números em diferentes contextos e funções;
- Quantificar elementos de uma coleção, utilizando diferentes estratégias;
- Comunicar as quantidades, utilizando a linguagem oral, os dedos das mãos ou materiais substitutivos aos da coleção;
- Representar graficamente quantidades e compartilhar, confrontar, validar e aprimorar seus registros nas atividades que envolvem a quantificação;
- Reproduzir sequências numéricas em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado;
- Elaborar, comparar, comunicar, confrontar e validar hipóteses sobre as escritas e leituras numéricas, analisando a posição e a quantidade de algarismos e estabelecendo relações entre a linguagem escrita e oral.

Quando iniciamos o encontro os cartazes estavam assim:




 Como os povos antigos contavam utilizando sementes variadas e pratos descartáveis substituindo a casca de coco.

Como os povos antigos contavam utilizando nós em cordas.









 Momento de estudos com os professores alfabetizadores para consolidação dos conceitos em estudo.





Ao término da atividade o cartaz pronto como os povos antigos contavam utilizando casca de coco (pratos descartáveis), sementes variadas, gravetos e nós em corda.







Elaboração do gráfico da altura dos alunos, utilizando lã, fita métrica e palmos. a partir daí os alunos construirão o gráfico de barras fazendo o registro dessa atividade no papel.


Nosso grupo, turma de professores alfabetizadores 3° ano 2014.




Atividade realizada sobre o livro "As três partes"  sendo a partir daí orientado para a construção de uma sequência didática interdisciplinar envolvendo o direcionamento dado pelo texto.


  Nosso encontro: professores alfabetizadores 2014


Jogo pega varetas: construido com palitos de churrascos, tinta guache e miolo de papel alumínio para a embalagem.


 No final do encontro depois da realização das atividades o cartaz ficou assim.


Jogo pega varetas sendo utilizado com estratégias para desenvolver os conhecimentos e conceitos matemáticos.


Cartaz com a construção dos conceitos de como os povos antigos contavam.

Gráfico com a altura dos alunos, sendo utilizado fita métrica, palmos das mãos e régua.

Questionamentos dos textos 1 e 2 respondido pelos grupos.




Jogo pega varetas com palitos de churrasco, tinta guache, miolo de papel alumínio, chita e fitilho.


Medição das alturas realizadas pelas professoras alfabetizadoras.

0 comentários:

Postar um comentário

terça-feira, 10 de junho de 2014

Quantificação, Registros e Agrupamentos

Nosso 2° Encontro foi realizado no dia 07/06/2014 na Escola Municipal Governador Paulo Guerra tendo como tema central os Números. Que serão observados em duas perspectivas: a primeira como resultado de uma operação de contagem que segue alguns princípios lógicos e possui variadas formas de registro. A segunda, apresentando os números no âmbito de situações de uso em contextos sociais.  
Objetivo Geral: Provocar reflexões sobre a ideia de números e seus usos em situações do cotidiano. Permitindo com isso, prática pedagógicas que a criança possa: 
- Estabelecer relações de semelhança de ordem, utilizando critérios diversificados para classificar, seriar e ordenar coleções;
- Identificar números em diferentes contextos e funções;
- Quantificar elementos de uma coleção, utilizando diferentes estratégias;
- Comunicar as quantidades, utilizando a linguagem oral, os dedos das mãos ou materiais substitutivos aos da coleção;
- Representar graficamente quantidades e compartilhar, confrontar, validar e aprimorar seus registros nas atividades que envolvem a quantificação;
- Reproduzir sequências numéricas em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado;
- Elaborar, comparar, comunicar, confrontar e validar hipóteses sobre as escritas e leituras numéricas, analisando a posição e a quantidade de algarismos e estabelecendo relações entre a linguagem escrita e oral.

Quando iniciamos o encontro os cartazes estavam assim:




 Como os povos antigos contavam utilizando sementes variadas e pratos descartáveis substituindo a casca de coco.

Como os povos antigos contavam utilizando nós em cordas.









 Momento de estudos com os professores alfabetizadores para consolidação dos conceitos em estudo.





Ao término da atividade o cartaz pronto como os povos antigos contavam utilizando casca de coco (pratos descartáveis), sementes variadas, gravetos e nós em corda.







Elaboração do gráfico da altura dos alunos, utilizando lã, fita métrica e palmos. a partir daí os alunos construirão o gráfico de barras fazendo o registro dessa atividade no papel.


Nosso grupo, turma de professores alfabetizadores 3° ano 2014.




Atividade realizada sobre o livro "As três partes"  sendo a partir daí orientado para a construção de uma sequência didática interdisciplinar envolvendo o direcionamento dado pelo texto.


  Nosso encontro: professores alfabetizadores 2014


Jogo pega varetas: construido com palitos de churrascos, tinta guache e miolo de papel alumínio para a embalagem.


 No final do encontro depois da realização das atividades o cartaz ficou assim.


Jogo pega varetas sendo utilizado com estratégias para desenvolver os conhecimentos e conceitos matemáticos.


Cartaz com a construção dos conceitos de como os povos antigos contavam.

Gráfico com a altura dos alunos, sendo utilizado fita métrica, palmos das mãos e régua.

Questionamentos dos textos 1 e 2 respondido pelos grupos.




Jogo pega varetas com palitos de churrasco, tinta guache, miolo de papel alumínio, chita e fitilho.


Medição das alturas realizadas pelas professoras alfabetizadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário