Nosso 2° Encontro foi realizado no dia 07/06/2014 na Escola Municipal Governador Paulo Guerra tendo como tema central os Números. Que serão observados em duas perspectivas: a primeira como resultado de uma operação de contagem que segue alguns princípios lógicos e possui variadas formas de registro. A segunda, apresentando os números no âmbito de situações de uso em contextos sociais.
Objetivo Geral: Provocar reflexões sobre a ideia de números e seus usos em situações do cotidiano. Permitindo com isso, prática pedagógicas que a criança possa:
- Estabelecer relações de semelhança de ordem, utilizando critérios diversificados para classificar, seriar e ordenar coleções;
- Identificar números em diferentes contextos e funções;
- Quantificar elementos de uma coleção, utilizando diferentes estratégias;
- Comunicar as quantidades, utilizando a linguagem oral, os dedos das mãos ou materiais substitutivos aos da coleção;
- Representar graficamente quantidades e compartilhar, confrontar, validar e aprimorar seus registros nas atividades que envolvem a quantificação;
- Reproduzir sequências numéricas em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado;
- Elaborar, comparar, comunicar, confrontar e validar hipóteses sobre as
escritas e leituras numéricas, analisando a posição e a quantidade de
algarismos e estabelecendo relações entre a linguagem escrita e oral.
Quando iniciamos o encontro os cartazes estavam assim:
Como os povos antigos contavam utilizando sementes variadas e pratos descartáveis substituindo a casca de coco.
Como os povos antigos contavam utilizando nós em cordas.
Ao término da atividade o cartaz pronto como os povos antigos contavam utilizando casca de coco (pratos descartáveis), sementes variadas, gravetos e nós em corda.
Elaboração do gráfico da altura dos alunos, utilizando lã, fita métrica e palmos. a partir daí os alunos construirão o gráfico de barras fazendo o registro dessa atividade no papel.
Nosso grupo, turma de professores alfabetizadores 3° ano 2014.
Atividade realizada sobre o livro "As três partes" sendo a partir daí orientado para a construção de uma sequência didática interdisciplinar envolvendo o direcionamento dado pelo texto.
Nosso encontro: professores alfabetizadores 2014
Jogo pega varetas: construido com palitos de churrascos, tinta guache e miolo de papel alumínio para a embalagem.
No final do encontro depois da realização das atividades o cartaz ficou assim.
Jogo pega varetas sendo utilizado com estratégias para desenvolver os conhecimentos e conceitos matemáticos.
Cartaz com a construção dos conceitos de como os povos antigos contavam.
Gráfico com a altura dos alunos, sendo utilizado fita métrica, palmos das mãos e régua.
Questionamentos dos textos 1 e 2 respondido pelos grupos.
Jogo pega varetas com palitos de churrasco, tinta guache, miolo de papel alumínio, chita e fitilho.
Medição das alturas realizadas pelas professoras alfabetizadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário