twitter


 Equipe PNAIC - Trindade-PE com Samária Mércia Delmondes (Orientadora de estudos - 3° ano), Aiane Cristina (Orientadora de Estudos - 2° ano), Evani Alves (Coordendora local) e Eliete Filgueira (Orientadora de Estudos - 2° ano), o nosso grupo tem desempenhado os encontros pedagógicos com os professores alfabetizadores do nosso município com muita dedicação para que todos possam desenvolver e aprimorar as suas práticas pedagógicas em sala de aula com mais entusiasmo. Esperamos sempre contribuir com a educação do município e aprendizagem dos nossos alunos.

No encontro realizado em 24/05  sobre a Organização do Trabalho Pedagógico, com os seguintes objetivos:
- Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vista à alfabetização matemática de todos os alunos;
- Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização;
- Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico;
- Compartilhar vivências de professores que buscam garantir os direitos de aprendizagem de matemática de todos os alunos.





 Nesse encontro discutimos vários textos que nos possibilitam ampliar a nossa visão matemática em relação ao contexto cotidiano da vida de nossos alunos, valorizando o conhecimentos prévios para que possam consolidar conceitos matemáticos e promover a interdisciplinaridade sem a necessidade de separação de contexto e de disciplina.


Apresentação da elaboração de gráfico e tabela do grupo 1 pelas professoras Rivanda e Edilene Araújo, que fizeram uma pesquisa em sala e apresentaram a consolidação em gráfico trabalhando o eixo Tratamento da Informação que muitas vezes não é valorizado em sala de aula.





O cartaz com o calendário do mês, de aniversariantes e as pastas com os materiais entregues aos professores alfabetizadores, foram ferramentas utilizadas para poder ilustrar a quantidade de situações matemáticas que podemos utilizar com essas informações em sala, como esses conhecimentos são necessários e contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem em nossos alunos.









 Com os dados obtidos no quadro de aniversariantes, construímos o gráfico de barras de maneira lúdica com a utilização do chocolate BIS, demonstrando que é possível sim fazes com que os nossos alunos compreendam o sentido do gráfico e que a partir de sua leitura retire dele as informações solicitadas pelo professor a partir de diversos questionamentos.



Posteriormente a esses questionamentos, vivenciamos a construção de um outro tipo de gráfico com as mesmas informações utilizadas anteriormente, o gráfico de setores ou de pizza, considerado por muitos difícil de ser trabalhado no ciclo de alfabetização pela dificuldade natural de sua construção. Há possibilidades através da utilização de estratégias mais simples que os alunos tenham conhecimento e compreendam esse conceito. Em seguida fizemos o registro da atividade enfatizando a importância do mesmo para a consolidação dos conceitos.


Hora do lanche, momento de descontração e socialização com as outras turmas.




 Apresentação do trabalho realizado pelo grupo 2, pelas professoras Fia e Ediene.




 Apresentação do trabalho realizado pelo grupo 3, pelas professoras Letíce Julia e Elinete.

Apresentação do trabalho realizado pelo grupo 4, pelas professoras Marcia e Rosimere.

0 comentários:

Postar um comentário

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Organização do Trabalho Pedagógico - 1° Encontro

 Equipe PNAIC - Trindade-PE com Samária Mércia Delmondes (Orientadora de estudos - 3° ano), Aiane Cristina (Orientadora de Estudos - 2° ano), Evani Alves (Coordendora local) e Eliete Filgueira (Orientadora de Estudos - 2° ano), o nosso grupo tem desempenhado os encontros pedagógicos com os professores alfabetizadores do nosso município com muita dedicação para que todos possam desenvolver e aprimorar as suas práticas pedagógicas em sala de aula com mais entusiasmo. Esperamos sempre contribuir com a educação do município e aprendizagem dos nossos alunos.

No encontro realizado em 24/05  sobre a Organização do Trabalho Pedagógico, com os seguintes objetivos:
- Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vista à alfabetização matemática de todos os alunos;
- Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização;
- Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico;
- Compartilhar vivências de professores que buscam garantir os direitos de aprendizagem de matemática de todos os alunos.





 Nesse encontro discutimos vários textos que nos possibilitam ampliar a nossa visão matemática em relação ao contexto cotidiano da vida de nossos alunos, valorizando o conhecimentos prévios para que possam consolidar conceitos matemáticos e promover a interdisciplinaridade sem a necessidade de separação de contexto e de disciplina.


Apresentação da elaboração de gráfico e tabela do grupo 1 pelas professoras Rivanda e Edilene Araújo, que fizeram uma pesquisa em sala e apresentaram a consolidação em gráfico trabalhando o eixo Tratamento da Informação que muitas vezes não é valorizado em sala de aula.





O cartaz com o calendário do mês, de aniversariantes e as pastas com os materiais entregues aos professores alfabetizadores, foram ferramentas utilizadas para poder ilustrar a quantidade de situações matemáticas que podemos utilizar com essas informações em sala, como esses conhecimentos são necessários e contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem em nossos alunos.









 Com os dados obtidos no quadro de aniversariantes, construímos o gráfico de barras de maneira lúdica com a utilização do chocolate BIS, demonstrando que é possível sim fazes com que os nossos alunos compreendam o sentido do gráfico e que a partir de sua leitura retire dele as informações solicitadas pelo professor a partir de diversos questionamentos.



Posteriormente a esses questionamentos, vivenciamos a construção de um outro tipo de gráfico com as mesmas informações utilizadas anteriormente, o gráfico de setores ou de pizza, considerado por muitos difícil de ser trabalhado no ciclo de alfabetização pela dificuldade natural de sua construção. Há possibilidades através da utilização de estratégias mais simples que os alunos tenham conhecimento e compreendam esse conceito. Em seguida fizemos o registro da atividade enfatizando a importância do mesmo para a consolidação dos conceitos.


Hora do lanche, momento de descontração e socialização com as outras turmas.




 Apresentação do trabalho realizado pelo grupo 2, pelas professoras Fia e Ediene.




 Apresentação do trabalho realizado pelo grupo 3, pelas professoras Letíce Julia e Elinete.

Apresentação do trabalho realizado pelo grupo 4, pelas professoras Marcia e Rosimere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário