No nosso encontro realizado
em 09/11 na Escola Municipal Governador Paulo Guerra, estuamos a unidade 7 que
nos leva a pensar sobre a heterogeneidade existente nas salas de aulas.
É inevitável encontrarmos heterogeneidade
nos níveis de conhecimento dos estudantes, não só no primeiro ciclo, como em
todas as etapas da escolarização.
O atendimento adequado à
heterogeneidade, em nossas salas de aula, pressupõe a necessidade de
ressignificação dos espaços escolares e o redimensionamento do tempo pedagógico
dedicado aos estudantes.
É preciso ter em mente que a
preparação dos conteúdos a serem explorados durante o ano letivo deverá estar
em consonância com os níveis de aprendizagem dos alunos.
Além do trabalho com agrupamentos
é necessário que o professor promova um espaço para levantamento de questões
pertinentes e disponibilizar informações e condições necessárias para a
realização de tarefas. É importante organizar na sala de aula um espaço para
leitura e manuseios de livros.
Somente
a partir do diagnóstico de cada aluno é que o professor poderá organizar o
processo de alfabetização de seus alunos a partir da sua intencionalidade,
respeitando a heterogeneidade existente, sobretudo, nas escolas multisseriadas
do campo brasileiro
“Conseguir respeitar a
heterogeneidade e atender aos diferentes é uma tarefa muito complexa. Com uma
história de ensino padronizado, que não considera o que os alunos compreendem,
de fato, sobre o que se está trabalhando, para a escola, passar a respeitar a
diversidade dos aprendizes, é um grande desafio. Um desafio que precisamos
enfrentar, quando assumimos que é nosso dever assegurar às crianças seus
direitos de aprendizagem” (adaptado
de Leite e Morais, ano 3, p. 30).
12 de novembro de 2013 às 08:14
Amadas, parabenizo-as pelo empenho e dedicação a este programa, pois acredito que de certa forma está ampliando os horizontes no sentido de inovação e adaptação ao modelo vigente de uma educação de qualidade para o nosso município. Abraços.