twitter


No nosso encontro realizado em 09/11 na Escola Municipal Governador Paulo Guerra, estuamos a unidade 7 que nos leva a pensar sobre a heterogeneidade existente nas salas de aulas.
É inevitável encontrarmos heterogeneidade nos níveis de conhecimento dos estudantes, não só no primeiro ciclo, como em todas as etapas da escolarização.
O atendimento adequado à heterogeneidade, em nossas salas de aula, pressupõe a necessidade de ressignificação dos espaços escolares e o redimensionamento do tempo pedagógico dedicado aos estudantes.
É preciso ter em mente que a preparação dos conteúdos a serem explorados durante o ano letivo deverá estar em consonância com os níveis de aprendizagem dos alunos.
Além do trabalho com agrupamentos é necessário que o professor promova um espaço para levantamento de questões pertinentes e disponibilizar informações e condições necessárias para a realização de tarefas. É importante organizar na sala de aula um espaço para leitura e manuseios de livros.
Somente a partir do diagnóstico de cada aluno é que o professor poderá organizar o processo de alfabetização de seus alunos a partir da sua intencionalidade, respeitando a heterogeneidade existente, sobretudo, nas escolas multisseriadas do campo brasileiro

“Conseguir respeitar a heterogeneidade e atender aos diferentes é uma tarefa muito complexa. Com uma história de ensino padronizado, que não considera o que os alunos compreendem, de fato, sobre o que se está trabalhando, para a escola, passar a respeitar a diversidade dos aprendizes, é um grande desafio. Um desafio que precisamos enfrentar, quando assumimos que é nosso dever assegurar às crianças seus direitos de aprendizagem” (adaptado de Leite e Morais, ano 3, p. 30).

















 

 




2 comentários:

  1. Amadas, parabenizo-as pelo empenho e dedicação a este programa, pois acredito que de certa forma está ampliando os horizontes no sentido de inovação e adaptação ao modelo vigente de uma educação de qualidade para o nosso município. Abraços.

  1. Obrigada Maria Evani, você é testemunha do nosso empenho e dedicação as atividades desenvolvidas pelo PNAIC, esperamos contribuir para a educação do nosso município.

Postar um comentário

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Heterogeneidade

No nosso encontro realizado em 09/11 na Escola Municipal Governador Paulo Guerra, estuamos a unidade 7 que nos leva a pensar sobre a heterogeneidade existente nas salas de aulas.
É inevitável encontrarmos heterogeneidade nos níveis de conhecimento dos estudantes, não só no primeiro ciclo, como em todas as etapas da escolarização.
O atendimento adequado à heterogeneidade, em nossas salas de aula, pressupõe a necessidade de ressignificação dos espaços escolares e o redimensionamento do tempo pedagógico dedicado aos estudantes.
É preciso ter em mente que a preparação dos conteúdos a serem explorados durante o ano letivo deverá estar em consonância com os níveis de aprendizagem dos alunos.
Além do trabalho com agrupamentos é necessário que o professor promova um espaço para levantamento de questões pertinentes e disponibilizar informações e condições necessárias para a realização de tarefas. É importante organizar na sala de aula um espaço para leitura e manuseios de livros.
Somente a partir do diagnóstico de cada aluno é que o professor poderá organizar o processo de alfabetização de seus alunos a partir da sua intencionalidade, respeitando a heterogeneidade existente, sobretudo, nas escolas multisseriadas do campo brasileiro

“Conseguir respeitar a heterogeneidade e atender aos diferentes é uma tarefa muito complexa. Com uma história de ensino padronizado, que não considera o que os alunos compreendem, de fato, sobre o que se está trabalhando, para a escola, passar a respeitar a diversidade dos aprendizes, é um grande desafio. Um desafio que precisamos enfrentar, quando assumimos que é nosso dever assegurar às crianças seus direitos de aprendizagem” (adaptado de Leite e Morais, ano 3, p. 30).

















 

 




2 comentários:

  1. Amadas, parabenizo-as pelo empenho e dedicação a este programa, pois acredito que de certa forma está ampliando os horizontes no sentido de inovação e adaptação ao modelo vigente de uma educação de qualidade para o nosso município. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Evani, você é testemunha do nosso empenho e dedicação as atividades desenvolvidas pelo PNAIC, esperamos contribuir para a educação do nosso município.

      Excluir