twitter


Dando continuidade aos estudos da Unidade 4, nossa formação realizada em 14/09/2013 na Escola Municipal Alice Lins de Aquino, teve entre outros temas: A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. Destacando entre outros, a possibilidade de se alfabetizar utilizando-se de contextos literários, desenvolvendo a capacidade interpretativa que permitirá a construção de conhecimento mais rico e lúcida com a experimentação do saber literário que será construído ao longo do processo. Discutimos ainda questões sobre avaliação, que é sempre algo que gera dúvidas e constantes discussões, para procurarmos alternativas de avaliar o nosso aluno, bem como conhecermos os diversos tipos de avaliações existentes. Seguimos o estudo pela leitura dos Direitos de Aprendizagem de Matemática que está previsto na lei 9.394/96, estabelecendo no seu artigo 32, que é necessário garantir o "desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo". Abordamos ainda, os eixos da matemática que são quatro: números e operações; geometria; grandezas e medidas e tratamento da informação estudando-os um a um.




 Roda Argumentativa com questionamentos sobre a educação, ludicidade e avaliação.












 Socialização das atividades trazidas pelos professores da tarefa de casa do encontro anterior. Todas elas são referidas as atividades desenvolvidas em sala com os alunos.




 Leitura e estudos dos textos propostos neste encontro.























 Socialização e apresentação da Linha do Tempo, produzidas pelos professores, enfatizando a interdisciplinaridade desta atividade envolvendo as disciplinas de história, português e matemática. Sendo este um dos momentos mais importantes do encontro, onde o grupo se emocionou com o relato das experiências vividas apresentadas.












 Elaboração da atividade sugerida em sala pelos grupos.







 Apresentação e socialização das sequências produzidas e elaboradas pelos grupos. Estas foram de grande riqueza, demonstraram conhecimento e criatividade na elaboração das sequências que posteriormente serão adaptadas a realidade de cada sala de aula para que seja vivenciada com os seus alunos.


O nosso encerramento, com os participantes do grupo.

0 comentários:

Postar um comentário

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Brincar e Aprender Conteúdos

Dando continuidade aos estudos da Unidade 4, nossa formação realizada em 14/09/2013 na Escola Municipal Alice Lins de Aquino, teve entre outros temas: A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. Destacando entre outros, a possibilidade de se alfabetizar utilizando-se de contextos literários, desenvolvendo a capacidade interpretativa que permitirá a construção de conhecimento mais rico e lúcida com a experimentação do saber literário que será construído ao longo do processo. Discutimos ainda questões sobre avaliação, que é sempre algo que gera dúvidas e constantes discussões, para procurarmos alternativas de avaliar o nosso aluno, bem como conhecermos os diversos tipos de avaliações existentes. Seguimos o estudo pela leitura dos Direitos de Aprendizagem de Matemática que está previsto na lei 9.394/96, estabelecendo no seu artigo 32, que é necessário garantir o "desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo". Abordamos ainda, os eixos da matemática que são quatro: números e operações; geometria; grandezas e medidas e tratamento da informação estudando-os um a um.




 Roda Argumentativa com questionamentos sobre a educação, ludicidade e avaliação.












 Socialização das atividades trazidas pelos professores da tarefa de casa do encontro anterior. Todas elas são referidas as atividades desenvolvidas em sala com os alunos.




 Leitura e estudos dos textos propostos neste encontro.























 Socialização e apresentação da Linha do Tempo, produzidas pelos professores, enfatizando a interdisciplinaridade desta atividade envolvendo as disciplinas de história, português e matemática. Sendo este um dos momentos mais importantes do encontro, onde o grupo se emocionou com o relato das experiências vividas apresentadas.












 Elaboração da atividade sugerida em sala pelos grupos.







 Apresentação e socialização das sequências produzidas e elaboradas pelos grupos. Estas foram de grande riqueza, demonstraram conhecimento e criatividade na elaboração das sequências que posteriormente serão adaptadas a realidade de cada sala de aula para que seja vivenciada com os seus alunos.


O nosso encerramento, com os participantes do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário