twitter


Os encontros 9 e 10 foram realizados, respectivamente, nos dias 25/10 e 01/11, tendo como temática em ambos, o eixo de grandezas e medidas. Entre outros assuntos, abordamos a concepção dos conceitos de grandezas e medidas, a partir da utilização de instrumentos de medidas convencionais e não-convencionais, como: vários tipos de garrafas, copos e jarras (para medida de capacidade), barbante, corda, fita métrica, lápis, palitos de picolé, churrasco (para medida de comprimento), perímetro do corpo humano, entre outras atividades realizadas.




Como iniciamos todos os encontros, com a exposição do que se foi trabalhado em sala de aula com os alunos, apresentando os nossos relatos de experiências. Esse foi um dos trabalhos realizados pela professora Ediene Souza do Nascimento da Escola Municipal Vereador José Azarias, que vivenciou com seus alunos uma sequência didática a partir do livro: O gato xadrez de Diogo Villela e em seu nome aproveito para parabenizar o trabalho realizada por todas as professoras alfabetizadoras.





Momento de estudo, onde realizamos a leitura de alguns dos textos do caderno, para que a partir destes, comecemos as nossas discussões e atividades relacionadas aos conceitos apresentados nos cadernos.



Nesse momento, os grupos realizaram medições de alguns objetos da sala de aula, utilizando-se de instrumentos não convencionais, tais como: palito de picolé, palito de churrasco, canudo, pedaço de barbante, palito de dente, entre outros. Com a medição realizada, as professoras alfabetizadoras registravam o resultado encontrado em um cartaz exposto em sala seguindo, discutindo os pontos e as observações pertinentes a essa atividade. 













Essa atividade, foi realizada com o auxílio de uma das professoras alfabetizadoras que foi desenhada em folhas de papel madeira, a partir daí, expus alguns materiais em sala, como: fita métrica, barbante, régua e lã, para que as professoras pudessem encontrar o perímetro do corpo humano da professora. Logo, perceberam que os materiais mais adequados para a realização dessa atividade seria a lã e o barbante e posteriormente a fita métrica para encontrar o resultado mais preciso. Aliando essa atividade ao vídeo que foi apresentado todas puderam perceber que não se mede perímetro apenas de figuras planas, temos que ensinar aos nossos alunos a desenvolverem estratégias que permita que elas realizem essa e outras atividades matemáticas. 



Elaboração de atividades e posterior apresentação aos demais de atividades que permitem a utilização das grandezas e medidas apresentadas nesse encontro.



Entrega de lembrancinha a cada uma das professoras alfabetizadoras, valorizando o Dia dos Professores que são tão importantes para a construção de um mundo, de um país e de um cidadão melhor.






Ao final do encontro 9, tivemos um momento de descontração em comemoração ao Dia dos Professores, todas participaram da pequena e singela homenagem. Foi um momento bastante agradável.











No encontro 10, tivemos a leitura de textos do caderno ainda referente ao eixo Grandezas e Medidas, e partir destes discutimos os principais pontos, a adequação dos conceitos a realidade de nossas salas de aula e a utilização desses conteúdos em atividades que possamos desenvolver essas habilidades nos alunos.




Nesse encontro, ainda, foi solicitado as professoras alfabetizadoras a elaboração de uma sequência didática, a partir dos estudos realizados ao longo do dia. Após a construção os grupos seguiram com a socialização do trabalho desenvolvido aos demais professores alfabetizadores.



O grupo 1 elaborou sua sequência didática a partir do livro: A economia de Maria, apresentado pelas professoras alfabetizadoras: Rivanda Leite, Luzia Eliane, Edilene Araújo e Janaina.



O grupo 2 elaborou uma sequência didática a partir do livro: Irmãos gêmeos,  apresentado pelas professoras alfabetizadoras: Elisângela, Nubia, Francisca, Michelly e Inácia.






O grupo 3 elaborou uma sequência didática a partir do livro: Quem vai ficar com o pêssego,  apresentado pelas professoras alfabetizadoras:Letice Julia, Marcia, Alexsandra e Juliana.
O grupo 4 elaborou uma sequência didática a partir do livro: Como se fosse dinheiro,  apresentado pelas professoras alfabetizadoras: Marinete, Rosimere, Rosineide, Sebastiana e Solange.




O grupo 5 elaborou uma sequência didática a partir do livro: A girafa e o mede palmo,  apresentado pelas professoras alfabetizadoras: Maria Aparecida, Maria Auxiliadora e Maria Evanizete.



E por fim do nosso décimo encontro, nos reunimos para a foto de encerramento, agradecendo o comparecimento e a participação de todas, terminando desejando um bom trabalho a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

GRANDEZAS E MEDIDAS

Os encontros 9 e 10 foram realizados, respectivamente, nos dias 25/10 e 01/11, tendo como temática em ambos, o eixo de grandezas e medidas. Entre outros assuntos, abordamos a concepção dos conceitos de grandezas e medidas, a partir da utilização de instrumentos de medidas convencionais e não-convencionais, como: vários tipos de garrafas, copos e jarras (para medida de capacidade), barbante, corda, fita métrica, lápis, palitos de picolé, churrasco (para medida de comprimento), perímetro do corpo humano, entre outras atividades realizadas.




Como iniciamos todos os encontros, com a exposição do que se foi trabalhado em sala de aula com os alunos, apresentando os nossos relatos de experiências. Esse foi um dos trabalhos realizados pela professora Ediene Souza do Nascimento da Escola Municipal Vereador José Azarias, que vivenciou com seus alunos uma sequência didática a partir do livro: O gato xadrez de Diogo Villela e em seu nome aproveito para parabenizar o trabalho realizada por todas as professoras alfabetizadoras.





Momento de estudo, onde realizamos a leitura de alguns dos textos do caderno, para que a partir destes, comecemos as nossas discussões e atividades relacionadas aos conceitos apresentados nos cadernos.



Nesse momento, os grupos realizaram medições de alguns objetos da sala de aula, utilizando-se de instrumentos não convencionais, tais como: palito de picolé, palito de churrasco, canudo, pedaço de barbante, palito de dente, entre outros. Com a medição realizada, as professoras alfabetizadoras registravam o resultado encontrado em um cartaz exposto em sala seguindo, discutindo os pontos e as observações pertinentes a essa atividade. 













Essa atividade, foi realizada com o auxílio de uma das professoras alfabetizadoras que foi desenhada em folhas de papel madeira, a partir daí, expus alguns materiais em sala, como: fita métrica, barbante, régua e lã, para que as professoras pudessem encontrar o perímetro do corpo humano da professora. Logo, perceberam que os materiais mais adequados para a realização dessa atividade seria a lã e o barbante e posteriormente a fita métrica para encontrar o resultado mais preciso. Aliando essa atividade ao vídeo que foi apresentado todas puderam perceber que não se mede perímetro apenas de figuras planas, temos que ensinar aos nossos alunos a desenvolverem estratégias que permita que elas realizem essa e outras atividades matemáticas. 



Elaboração de atividades e posterior apresentação aos demais de atividades que permitem a utilização das grandezas e medidas apresentadas nesse encontro.



Entrega de lembrancinha a cada uma das professoras alfabetizadoras, valorizando o Dia dos Professores que são tão importantes para a construção de um mundo, de um país e de um cidadão melhor.






Ao final do encontro 9, tivemos um momento de descontração em comemoração ao Dia dos Professores, todas participaram da pequena e singela homenagem. Foi um momento bastante agradável.











No encontro 10, tivemos a leitura de textos do caderno ainda referente ao eixo Grandezas e Medidas, e partir destes discutimos os principais pontos, a adequação dos conceitos a realidade de nossas salas de aula e a utilização desses conteúdos em atividades que possamos desenvolver essas habilidades nos alunos.




Nesse encontro, ainda, foi solicitado as professoras alfabetizadoras a elaboração de uma sequência didática, a partir dos estudos realizados ao longo do dia. Após a construção os grupos seguiram com a socialização do trabalho desenvolvido aos demais professores alfabetizadores.



O grupo 1 elaborou sua sequência didática a partir do livro: A economia de Maria, apresentado pelas professoras alfabetizadoras: Rivanda Leite, Luzia Eliane, Edilene Araújo e Janaina.



O grupo 2 elaborou uma sequência didática a partir do livro: Irmãos gêmeos,  apresentado pelas professoras alfabetizadoras: Elisângela, Nubia, Francisca, Michelly e Inácia.






O grupo 3 elaborou uma sequência didática a partir do livro: Quem vai ficar com o pêssego,  apresentado pelas professoras alfabetizadoras:Letice Julia, Marcia, Alexsandra e Juliana.
O grupo 4 elaborou uma sequência didática a partir do livro: Como se fosse dinheiro,  apresentado pelas professoras alfabetizadoras: Marinete, Rosimere, Rosineide, Sebastiana e Solange.




O grupo 5 elaborou uma sequência didática a partir do livro: A girafa e o mede palmo,  apresentado pelas professoras alfabetizadoras: Maria Aparecida, Maria Auxiliadora e Maria Evanizete.



E por fim do nosso décimo encontro, nos reunimos para a foto de encerramento, agradecendo o comparecimento e a participação de todas, terminando desejando um bom trabalho a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário