Na Escola Municipal Alice Lins de Aquino, está sendo realizado um projeto elaborado pela professora Cledilma Ferreira Rodrigues, que leciona nas turmas de 1° ano Arco-Íris e 1° ano Educação, onde a professora montou uma sala, a briquedoteca, para trabalhar a alfabetização e o letramento das turmas de 1° anos desta unidade escolar, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras regionais, dinamizando assim o processo de ensino-aprendizagem e valorizando a cultura regional.
O projeto Oxente, aqui eu aprendo brincando tem obtido importantes resultados, demonstrando que através da utilização de jogos e brincadeiras é possível proporcionar aos alunos levantar as suas hipóteses e com isso construir conceitos próprios para a apropriação dos Sistema de Escrita Alfabética (SEA), sempre com o direcionamento e olhar cauteloso da professora para alcançar o objetivo desejado com a situação proposta.
O capricho na elaboração do espaço e na construção das brincadeiras é outro ponto importante a se valorizar no projeto em destaque. Estando em pleno funcionamento nos dois turnos da escola, tem recebido a visita além dos alunos:
- Dos pais que valorizaram a atitude da professora, manifestando a empolgação e o interesse dos filhos mediante a ação;
- Do secretário municipal de educação Joaquim Araújo de Sá;
- Dos gestores municipais e de outros professores que levam a sua turma para também utilizarem o espaço quando solicitado.
Fico muito feliz como orientadora de estudos do PNAIC em perceber as contribuições das nossas formações no desenvolvimento profissional dos nossos professores, são experiências como esta que nos fazem perceber que o nosso empenho e dedicação está dando resultado. Parabéns pela iniciativa professora!
O espaço foi preparado para proporcionar prazer e descontração aos alunos durante a sua utilização.
Brincadeiras locais e regionais são resgatadas e ainda promovem a socialização e a interação entre os alunos.
Visitas são feitas constantemente, por pais, professores, gestores que apoiam e incentivam o trabalho apresentado.
Entre uma brincadeira e outra, há realização de piquenique para a recuperação das energias.
Brincadeiras que promovem a apropriação dos Sistema de Escrita Alfabética (SEA).
Amarelinha
Pular Corda
Desfile
Contação de histórias.
Pular Corda
Elástico
Trilhas alfabética e Numérica
OBS.: Algumas das fotos mostradas nesta matéria fazem parte do acervo pessoal da professora e outras feitas durante visitas realizadas à escola.
24 de outubro de 2013 às 13:29
No espaço escolar, os jogos e brincadeiras podem ser veículos para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos educandos. O professor das fases iniciais pode - e deve -permitir e fornecer atividades lúdicas envolvendo jogos que trabalhem os conteúdos . Entretanto, mais importante que isso é definir os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. “Ensinar a brincar”, de forma a mediar ações que promovam o crescimento intelectual do aluno. O ato de aprender brincando proporciona mudanças no processo cognitivo da criança, no que se referem as suas necessidades e aptidões.