twitter


Na Escola Municipal Alice Lins de Aquino, está sendo realizado um projeto elaborado pela professora Cledilma Ferreira Rodrigues, que leciona nas turmas de 1° ano Arco-Íris e 1° ano Educação, onde a professora montou uma sala, a briquedoteca, para trabalhar a alfabetização e o letramento das turmas de 1° anos desta unidade escolar, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras regionais, dinamizando assim o processo de ensino-aprendizagem e valorizando a cultura regional.

O projeto Oxente, aqui eu aprendo brincando tem obtido importantes resultados, demonstrando que através da utilização de jogos e brincadeiras é possível proporcionar aos alunos levantar as suas hipóteses e com isso construir conceitos próprios para a apropriação dos Sistema de Escrita Alfabética (SEA), sempre com o direcionamento e olhar cauteloso da professora para alcançar o objetivo desejado com a situação proposta.

O capricho na elaboração do espaço e na construção das brincadeiras é outro ponto importante a se valorizar no projeto em destaque. Estando em pleno funcionamento nos dois turnos da escola, tem recebido a visita além dos alunos:
- Dos pais que valorizaram a atitude da professora, manifestando a empolgação e o interesse dos filhos mediante a ação;
- Do secretário municipal de educação Joaquim Araújo de Sá;
- Dos gestores municipais e de outros professores que levam a sua turma para também utilizarem o espaço quando solicitado.

Fico muito feliz como orientadora de estudos do PNAIC em perceber as contribuições das nossas formações no desenvolvimento profissional dos nossos professores, são experiências como esta que nos fazem perceber que o nosso empenho e dedicação está dando resultado. Parabéns pela iniciativa professora!





O espaço foi preparado para proporcionar prazer e descontração aos alunos durante a  sua utilização.



Brincadeiras locais e regionais são resgatadas e ainda promovem a socialização e a interação entre os alunos.




Visitas são feitas constantemente, por pais, professores, gestores que apoiam e incentivam o trabalho apresentado.




Entre uma brincadeira e outra, há realização de piquenique para a recuperação das energias.
















Brincadeiras que promovem a apropriação dos Sistema de Escrita Alfabética (SEA).


Amarelinha


Pular Corda


Desfile


Contação de histórias.




Pular Corda


Elástico



Trilhas alfabética e Numérica

OBS.: Algumas das fotos mostradas nesta matéria fazem parte do acervo pessoal da professora e outras feitas durante visitas realizadas à escola.

6 comentários:

  1. No espaço escolar, os jogos e brincadeiras podem ser veículos para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos educandos. O professor das fases iniciais pode - e deve -permitir e fornecer atividades lúdicas envolvendo jogos que trabalhem os conteúdos . Entretanto, mais importante que isso é definir os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. “Ensinar a brincar”, de forma a mediar ações que promovam o crescimento intelectual do aluno. O ato de aprender brincando proporciona mudanças no processo cognitivo da criança, no que se referem as suas necessidades e aptidões.

  1. PARABÉNS PROFESSORA O SEU TRABALHO ESTÁ EXCELENTE TRABALHANDO ASSIM A EDUCAÇÃO CRESCE.

  1. Edina professora

  1. Otimo,um desenvolvimento que diversifica as aulas tornando-as mais prazerosas,e um modelo diferente em associar diversos conteúdo.
    Carla Michele,professora,1 ano,Escola Hormerzinda Leonel de Alencar

  1. Muito bom estar de parabéns que tomou a iniciativa de construir esse brinquedoteca e uma forma de incentivo pois a criança vai ter um espaço de aprender brincado,muito organizado,muita criatividade.
    Ernanda Lisbeth Cardoso- 1º ano da Escola Mul. Gil Ney Lins Trindade-PE

  1. O projeto é sempre algo a contribuir com o ensino-aprendizagem dos alunos, por isso, iniciativas como esta são importantes para a alfabetização dos nossos alunos. Parabéns professora. Aiane Cristina

Postar um comentário

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Oxente, aqui eu aprendo brincando!

Na Escola Municipal Alice Lins de Aquino, está sendo realizado um projeto elaborado pela professora Cledilma Ferreira Rodrigues, que leciona nas turmas de 1° ano Arco-Íris e 1° ano Educação, onde a professora montou uma sala, a briquedoteca, para trabalhar a alfabetização e o letramento das turmas de 1° anos desta unidade escolar, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras regionais, dinamizando assim o processo de ensino-aprendizagem e valorizando a cultura regional.

O projeto Oxente, aqui eu aprendo brincando tem obtido importantes resultados, demonstrando que através da utilização de jogos e brincadeiras é possível proporcionar aos alunos levantar as suas hipóteses e com isso construir conceitos próprios para a apropriação dos Sistema de Escrita Alfabética (SEA), sempre com o direcionamento e olhar cauteloso da professora para alcançar o objetivo desejado com a situação proposta.

O capricho na elaboração do espaço e na construção das brincadeiras é outro ponto importante a se valorizar no projeto em destaque. Estando em pleno funcionamento nos dois turnos da escola, tem recebido a visita além dos alunos:
- Dos pais que valorizaram a atitude da professora, manifestando a empolgação e o interesse dos filhos mediante a ação;
- Do secretário municipal de educação Joaquim Araújo de Sá;
- Dos gestores municipais e de outros professores que levam a sua turma para também utilizarem o espaço quando solicitado.

Fico muito feliz como orientadora de estudos do PNAIC em perceber as contribuições das nossas formações no desenvolvimento profissional dos nossos professores, são experiências como esta que nos fazem perceber que o nosso empenho e dedicação está dando resultado. Parabéns pela iniciativa professora!





O espaço foi preparado para proporcionar prazer e descontração aos alunos durante a  sua utilização.



Brincadeiras locais e regionais são resgatadas e ainda promovem a socialização e a interação entre os alunos.




Visitas são feitas constantemente, por pais, professores, gestores que apoiam e incentivam o trabalho apresentado.




Entre uma brincadeira e outra, há realização de piquenique para a recuperação das energias.
















Brincadeiras que promovem a apropriação dos Sistema de Escrita Alfabética (SEA).


Amarelinha


Pular Corda


Desfile


Contação de histórias.




Pular Corda


Elástico



Trilhas alfabética e Numérica

OBS.: Algumas das fotos mostradas nesta matéria fazem parte do acervo pessoal da professora e outras feitas durante visitas realizadas à escola.

6 comentários:

  1. No espaço escolar, os jogos e brincadeiras podem ser veículos para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos educandos. O professor das fases iniciais pode - e deve -permitir e fornecer atividades lúdicas envolvendo jogos que trabalhem os conteúdos . Entretanto, mais importante que isso é definir os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. “Ensinar a brincar”, de forma a mediar ações que promovam o crescimento intelectual do aluno. O ato de aprender brincando proporciona mudanças no processo cognitivo da criança, no que se referem as suas necessidades e aptidões.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PROFESSORA O SEU TRABALHO ESTÁ EXCELENTE TRABALHANDO ASSIM A EDUCAÇÃO CRESCE.

    ResponderExcluir
  3. Otimo,um desenvolvimento que diversifica as aulas tornando-as mais prazerosas,e um modelo diferente em associar diversos conteúdo.
    Carla Michele,professora,1 ano,Escola Hormerzinda Leonel de Alencar

    ResponderExcluir
  4. Muito bom estar de parabéns que tomou a iniciativa de construir esse brinquedoteca e uma forma de incentivo pois a criança vai ter um espaço de aprender brincado,muito organizado,muita criatividade.
    Ernanda Lisbeth Cardoso- 1º ano da Escola Mul. Gil Ney Lins Trindade-PE

    ResponderExcluir
  5. O projeto é sempre algo a contribuir com o ensino-aprendizagem dos alunos, por isso, iniciativas como esta são importantes para a alfabetização dos nossos alunos. Parabéns professora. Aiane Cristina

    ResponderExcluir