twitter


Sob a orientação da professora alfabetizadora Fayane Monteiro da Escola Pedro Leite Monteiro localizada na Vila São Sebastião foi vivenciado o encerramento da sequência didática "Cozinhando eu aprendo".

O objetivo do trabalho entre outras peculiaridades era desenvolver o aprendizado do gênero textual receita e propor a interdisciplinaridade com a matemática especialmente.

Como relatado pela professora e pelos alunos, iniciou-se os trabalhos através de estudo sobre as receitas, os alunos inicialmente se familiarizaram com o gênero nos paradidáticos existentes na escola, realizaram leituras individuais e coletivas, a partir de então pesquisaram as receita favoritas por cada, bem como a professora trabalhou as características específicas do gênero em estudo e propôs a elaboração de uma receita considerada a favorita da turma de forma coletiva com a participação de todos, para com isso também verificar a compreensão e a identificação dessas características no texto escrito.

Envolvendo a matemática diretamente a professora elaborou diversas situações problemas envolvendo o contexto da receita, após selecionarem as receitas que seriam posteriormente apresentadas, os alunos pesquisaram no mercado os preços dos ingredientes necessários para fazer cada uma das receitas, em grupo de três alunos com uma receita específica pesquisaram os preços. Com esses valores identificaram  quanto a turma toda gastaria para preparar as receitas selecionadas. A estratégia da professora foi que a turma economizasse para que juntos pudessem comprar todo o material necessário para a preparação posterior dos alimentos. 

 Veja todas as fotos da sequência didática: cozinhando eu aprendo
Click na imagem acima e acesse todas as imagens desse trabalho

Enquanto estavam aguardando os valores para a compra dos materiais, os alunos escreveram e desenharam em papel ofício a sua receita, cada receita era apresentada por três alunos. Os textos escritos foram corrigidos pela professora junto aos alunos para que não contivessem erros ortográficos, os alunos liam e verificavam se estava tudo de acordo, se alguém que pegasse aquele papel escrito conseguiria de fato preparar o alimento a partir das orientações escritas.

Prepararam a sala em forma de exposição, cada mesa expositora continha um pedestal com a receita escrita exposta para que os visitantes pudessem vê-las, a professora convidou as demais salas da escola para virem visitar o trabalho dos alunos, nesse momento um dos alunos apresentava a receita, lendo e explicando o passo-a-passo da receita, os outros dois preparavam o alimento e distribuíam aos visitantes para que experimentassem a receita.

A sala foi bem movimentada durante toda a manhã, as receitas apresentadas pelos grupos eram diversas, como: salada de frutas, brigadeiro, bolo simples, pão pizza, vitaminas, sucos, entre outros.
A empolgação de todos era notória diante das atividades, pois pudemos verificar o quanto os alunos estavam participativos, empolgados em preparar o alimento e também em distribuir com os colegas de escola.

No final esse material preparado pelos alunos se transformará em um catálogo de receitas da turma, ou seja, não morrerá a partir do seu término pois a escrita continuará e todos poderão ter acesso a medida que acharem necessário expor suas atividades.

Parabéns a professora Fayane Monteiro pela elaboração e pela disposição em propor atividades envolvente aos alunos nesse processo de alfabetização, estendo ainda, a Escola Pedro Leite Monteiro por estar sempre apoiando seus profissionais na realização de todas as atividades. Foi muito bom estar junto nesse momento. 

2 comentários:

  1. Nos que fazemos a escola Pedro Leite Monteiro queremos agradecer a Professora orientadora Samaria Mércia pela coordenação desta sequencia didática, como também a professora Fayane Monteiro pela excussão o programa Pnaic muito tem contribuído para o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos. Muito Obrigada.

  1. Parabéns pelo trabalho!!!!

Postar um comentário

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sequência Didática: Cozinhando Eu Aprendo

Sob a orientação da professora alfabetizadora Fayane Monteiro da Escola Pedro Leite Monteiro localizada na Vila São Sebastião foi vivenciado o encerramento da sequência didática "Cozinhando eu aprendo".

O objetivo do trabalho entre outras peculiaridades era desenvolver o aprendizado do gênero textual receita e propor a interdisciplinaridade com a matemática especialmente.

Como relatado pela professora e pelos alunos, iniciou-se os trabalhos através de estudo sobre as receitas, os alunos inicialmente se familiarizaram com o gênero nos paradidáticos existentes na escola, realizaram leituras individuais e coletivas, a partir de então pesquisaram as receita favoritas por cada, bem como a professora trabalhou as características específicas do gênero em estudo e propôs a elaboração de uma receita considerada a favorita da turma de forma coletiva com a participação de todos, para com isso também verificar a compreensão e a identificação dessas características no texto escrito.

Envolvendo a matemática diretamente a professora elaborou diversas situações problemas envolvendo o contexto da receita, após selecionarem as receitas que seriam posteriormente apresentadas, os alunos pesquisaram no mercado os preços dos ingredientes necessários para fazer cada uma das receitas, em grupo de três alunos com uma receita específica pesquisaram os preços. Com esses valores identificaram  quanto a turma toda gastaria para preparar as receitas selecionadas. A estratégia da professora foi que a turma economizasse para que juntos pudessem comprar todo o material necessário para a preparação posterior dos alimentos. 

 Veja todas as fotos da sequência didática: cozinhando eu aprendo
Click na imagem acima e acesse todas as imagens desse trabalho

Enquanto estavam aguardando os valores para a compra dos materiais, os alunos escreveram e desenharam em papel ofício a sua receita, cada receita era apresentada por três alunos. Os textos escritos foram corrigidos pela professora junto aos alunos para que não contivessem erros ortográficos, os alunos liam e verificavam se estava tudo de acordo, se alguém que pegasse aquele papel escrito conseguiria de fato preparar o alimento a partir das orientações escritas.

Prepararam a sala em forma de exposição, cada mesa expositora continha um pedestal com a receita escrita exposta para que os visitantes pudessem vê-las, a professora convidou as demais salas da escola para virem visitar o trabalho dos alunos, nesse momento um dos alunos apresentava a receita, lendo e explicando o passo-a-passo da receita, os outros dois preparavam o alimento e distribuíam aos visitantes para que experimentassem a receita.

A sala foi bem movimentada durante toda a manhã, as receitas apresentadas pelos grupos eram diversas, como: salada de frutas, brigadeiro, bolo simples, pão pizza, vitaminas, sucos, entre outros.
A empolgação de todos era notória diante das atividades, pois pudemos verificar o quanto os alunos estavam participativos, empolgados em preparar o alimento e também em distribuir com os colegas de escola.

No final esse material preparado pelos alunos se transformará em um catálogo de receitas da turma, ou seja, não morrerá a partir do seu término pois a escrita continuará e todos poderão ter acesso a medida que acharem necessário expor suas atividades.

Parabéns a professora Fayane Monteiro pela elaboração e pela disposição em propor atividades envolvente aos alunos nesse processo de alfabetização, estendo ainda, a Escola Pedro Leite Monteiro por estar sempre apoiando seus profissionais na realização de todas as atividades. Foi muito bom estar junto nesse momento. 

2 comentários:

  1. Nos que fazemos a escola Pedro Leite Monteiro queremos agradecer a Professora orientadora Samaria Mércia pela coordenação desta sequencia didática, como também a professora Fayane Monteiro pela excussão o programa Pnaic muito tem contribuído para o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir