O nosso quarto encontro aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro no Pólo da UAB na cidade de Trindade-PE. Esse encontro foi particularmente especial, pois pude perceber o quanto os professores alfabetizadores estão participativos diante das atividades propostas.
No encontro anterior foi solicitado como tarefa de casa, a produção de um texto coletivo com os alunos a partir do gênero de sua escolha e depois realizadas produções individuais ou em duplas com esse mesmo gênero, com essas produções foi sugerido a produção de um catálogo com a turma e que o trouxessem no nosso próximo encontro.
Naturalmente a surpresa é que todos trabalharam a atividade proposta e trouxeram trabalhos belíssimos que serão expostos posteriormente no nosso seminário final. Fiquei muito satisfeita com a realização do trabalho, pois a pesar de ser uma turma constituída por quase todos professores iniciantes nas formações do PNAIC percebe-se o envolvimento, a dedicação e a vontade de aprender de cada um.
No decorrer do encontro discutindo os textos propostos no caderno 3 sobre interdisciplinaridade e verificando as sequências propostas por outros professores e apresentadas nele, podemos discutir e constatar que nem tudo que consideramos interdisciplinar o é de fato.
Nesse encontro pudemos nos tornar mais criteriosos com as atividades apresentadas e identificar as fraquezas presentes na construção e elaboração dessas sequências. Os professores alfabetizadores participaram durante todo o processo de forma ativa e questionadora, o que fortalece ainda mais a compreensão do que está sendo proposto.
A cada leitura dos textos os professores eram convidados a se dividirem em grupos e responderem aos questionamentos, é através desses questionamentos que identificamos as falhas e as dificuldades de compreensão.
Mais uma vez tenho a sensação de dever cumprido, os nossos encontros estão ficando cada vez mais envolventes e contagiantes, instigando os nossos professores a darem sempre o seu melhor. Agradeço a todos pela colaboração de sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário