twitter


O nosso 5° encontro realizou-se nos dias 02 e 03 de dezembro no Pólo da UAB no município de Trindade. Demos início com a socialização da tarefa de casa onde os professores alfabetizadores apresentam a devolutiva dos trabalhos realizados com os seus alunos nas suas salas de aulas. Em seguida, continuamos com a avaliação do encontro anterior, onde são apresentados gráficos com os pontos apresentados por eles na avaliação escrita em cada encontro.


Como atividade inicial, desenvolvemos a atividade do Imaginando o concreto, onde solicitei aos professores que inicialmente imaginassem um objeto ou figura concreta qualquer; depois um por vez realizou uma mimica imaginando-se utilizando esse objeto, os demais da turma tentaram adivinhar qual é  o objeto. Entreguei duas folhas aos professores e pedi que em uma das folhas eles desenhem somente o objeto que imaginaram e na outra que desenhe esse mesmo objeto sendo utilizado. O desenho do objeto sendo utilizado será exposto em um varal e o outro com somente o objeto formará um painel, constituído de todos os desenhos produzidos.


Após todo esse processo criativo, discutimos sobre o ensino do componente curricular artes, verificando o quanto é distorcida a ideia que temos sobre o ensino dessa disciplina, discutimos ainda, questões como: no século XIX a artes era utilizada através da mimise que era quando o professor trazia um desenho e pedia para que os alunos reproduzissem de forma igual, o mais próximo possível era o considerado correto. No século XX saiu-se da cópia para a reprodução da livre expressão onde a criança teria que criar a parti do subjetivo. A partir da década de 80 de acordo com Ana Regis foi criado a proposta do ensino triangular que contempla a leitura, a contextualização e o fazer artístico.

ü  
ü     Ainda com relação a essa atividade os professores construíram de forma coletiva a escrita coletiva de poema (rimado) com as figuras e imagens apresentadas no mural. Veja a seguir o poema: 
ü  
    
    Realizamos a leitura do texto: A interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização onde é explicitado a sequência didática proposta por Dolz e Schnewwly (da linguagem) e a de Brousseow situação didática (matemática) propondo um triângulo (professor, saber, aluno com as ligações entre o meio que estão inseridos) o meio pode ser uma situação, uma tarefa ou um jogo, com os seguintes pontos: 1 devolução: organização dos alunos; 2 situação de ação: jogar; 3 situação de formulação: estratégias/hipóteses; 4 situação de validação: quando eu comprovo as hipóteses; 5 situação de institucionalização do saber: e a análise do professor.
ü  
ü   
    Leitura do texto: Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização: após a leitura do texto os professores responderam em grupo a alguns questionamentos propostos.
     
    Após todo o estudo proposto pelo cronograma realizamos um momento de confraternização com a promoção do "Amigo Cheiroso", para encerramos os encontros do Pnaic 2015 com alegria, ânimo e esperança que no ano vindouro possamos mais uma vez contribuir satisfatoriamente com a educação e desenvolvimento dos nossos alunos.


  
   Registro aqui o meu agradecimento aos professores alfabetizadores do 3° ano de Trindade pela dedicação, compromisso e pela realização de um belo trabalho durante o ano de 2015. Ainda estaremos juntos no seminário de encerramento mais desde já agradeço a cada um particularmente, desejando muita paz e saúde para o ano vindouro. Já estou com saudades. Sucesso!


2 comentários:

  1. Esta turma do Pnaic
    É bacana pra danar
    Até na hora do estudo
    A disciplina tá tá no ar

    Eu sou tenho ha agradece
    Pelo conhecimento repassado
    Pois aqui na Pedro Leite
    Eles foram bem trabalhados

    Espero vê no seminário
    Muitos trabalhos bonitos
    Pois com essa turma do Pnaic
    O sucesso é garantido


    Parabéns Samária Mércia
    Pelo sua dedicação
    Fica aqui o meu muito obrigada
    De todo meu coração

    Karlla Simone

  1. Eita Karla Simone
    Adorei os versinhos a nossa turma dedicado,
    Sempre nos motivado na realização de um bom trabalho.

    Agradeço de coração
    Pelo empenho e dedicação.
    E saiba que tem meu carinho
    E a minha admiração.

Postar um comentário

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

5° Encontro - Interdisciplinaridade 2 e Confraterniação

O nosso 5° encontro realizou-se nos dias 02 e 03 de dezembro no Pólo da UAB no município de Trindade. Demos início com a socialização da tarefa de casa onde os professores alfabetizadores apresentam a devolutiva dos trabalhos realizados com os seus alunos nas suas salas de aulas. Em seguida, continuamos com a avaliação do encontro anterior, onde são apresentados gráficos com os pontos apresentados por eles na avaliação escrita em cada encontro.


Como atividade inicial, desenvolvemos a atividade do Imaginando o concreto, onde solicitei aos professores que inicialmente imaginassem um objeto ou figura concreta qualquer; depois um por vez realizou uma mimica imaginando-se utilizando esse objeto, os demais da turma tentaram adivinhar qual é  o objeto. Entreguei duas folhas aos professores e pedi que em uma das folhas eles desenhem somente o objeto que imaginaram e na outra que desenhe esse mesmo objeto sendo utilizado. O desenho do objeto sendo utilizado será exposto em um varal e o outro com somente o objeto formará um painel, constituído de todos os desenhos produzidos.


Após todo esse processo criativo, discutimos sobre o ensino do componente curricular artes, verificando o quanto é distorcida a ideia que temos sobre o ensino dessa disciplina, discutimos ainda, questões como: no século XIX a artes era utilizada através da mimise que era quando o professor trazia um desenho e pedia para que os alunos reproduzissem de forma igual, o mais próximo possível era o considerado correto. No século XX saiu-se da cópia para a reprodução da livre expressão onde a criança teria que criar a parti do subjetivo. A partir da década de 80 de acordo com Ana Regis foi criado a proposta do ensino triangular que contempla a leitura, a contextualização e o fazer artístico.

ü  
ü     Ainda com relação a essa atividade os professores construíram de forma coletiva a escrita coletiva de poema (rimado) com as figuras e imagens apresentadas no mural. Veja a seguir o poema: 
ü  
    
    Realizamos a leitura do texto: A interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização onde é explicitado a sequência didática proposta por Dolz e Schnewwly (da linguagem) e a de Brousseow situação didática (matemática) propondo um triângulo (professor, saber, aluno com as ligações entre o meio que estão inseridos) o meio pode ser uma situação, uma tarefa ou um jogo, com os seguintes pontos: 1 devolução: organização dos alunos; 2 situação de ação: jogar; 3 situação de formulação: estratégias/hipóteses; 4 situação de validação: quando eu comprovo as hipóteses; 5 situação de institucionalização do saber: e a análise do professor.
ü  
ü   
    Leitura do texto: Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização: após a leitura do texto os professores responderam em grupo a alguns questionamentos propostos.
     
    Após todo o estudo proposto pelo cronograma realizamos um momento de confraternização com a promoção do "Amigo Cheiroso", para encerramos os encontros do Pnaic 2015 com alegria, ânimo e esperança que no ano vindouro possamos mais uma vez contribuir satisfatoriamente com a educação e desenvolvimento dos nossos alunos.


  
   Registro aqui o meu agradecimento aos professores alfabetizadores do 3° ano de Trindade pela dedicação, compromisso e pela realização de um belo trabalho durante o ano de 2015. Ainda estaremos juntos no seminário de encerramento mais desde já agradeço a cada um particularmente, desejando muita paz e saúde para o ano vindouro. Já estou com saudades. Sucesso!


2 comentários:

  1. Esta turma do Pnaic
    É bacana pra danar
    Até na hora do estudo
    A disciplina tá tá no ar

    Eu sou tenho ha agradece
    Pelo conhecimento repassado
    Pois aqui na Pedro Leite
    Eles foram bem trabalhados

    Espero vê no seminário
    Muitos trabalhos bonitos
    Pois com essa turma do Pnaic
    O sucesso é garantido


    Parabéns Samária Mércia
    Pelo sua dedicação
    Fica aqui o meu muito obrigada
    De todo meu coração

    Karlla Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Karla Simone
      Adorei os versinhos a nossa turma dedicado,
      Sempre nos motivado na realização de um bom trabalho.

      Agradeço de coração
      Pelo empenho e dedicação.
      E saiba que tem meu carinho
      E a minha admiração.

      Excluir