O nosso 5° encontro realizou-se nos dias 02 e 03 de dezembro no Pólo da UAB no município de Trindade. Demos início com a socialização da tarefa de casa onde os professores alfabetizadores apresentam a devolutiva dos trabalhos realizados com os seus alunos nas suas salas de aulas. Em seguida, continuamos com a avaliação do encontro anterior, onde são apresentados gráficos com os pontos apresentados por eles na avaliação escrita em cada encontro.
Como atividade inicial, desenvolvemos a atividade do Imaginando o concreto, onde solicitei aos professores que inicialmente imaginassem um objeto ou figura concreta qualquer; depois um por vez realizou uma mimica imaginando-se utilizando esse objeto, os demais da turma tentaram adivinhar qual é o objeto. Entreguei duas folhas aos professores e pedi que em uma das folhas eles desenhem somente
o objeto que imaginaram e na outra que desenhe esse mesmo objeto sendo
utilizado. O desenho do objeto sendo utilizado será exposto em um varal e o
outro com somente o objeto formará um painel, constituído de todos os
desenhos produzidos.
Após todo esse processo criativo, discutimos sobre o ensino do componente curricular artes, verificando o quanto é distorcida a ideia que temos sobre o ensino dessa disciplina, discutimos ainda, questões como: no século XIX a artes era
utilizada através da mimise que era quando o professor trazia um desenho e
pedia para que os alunos reproduzissem de forma igual, o mais próximo possível
era o considerado correto. No século XX saiu-se da cópia para a reprodução da
livre expressão onde a criança teria que criar a parti do subjetivo. A partir
da década de 80 de acordo com Ana Regis foi criado a proposta do ensino
triangular que contempla a leitura, a contextualização e o fazer artístico.
ü
ü Ainda com relação a essa atividade os professores construíram de forma coletiva a
escrita coletiva de poema (rimado) com as figuras e imagens apresentadas no
mural. Veja a seguir o poema:
ü
Realizamos a leitura do texto: A interdisciplinaridade no ciclo de
alfabetização onde é explicitado a sequência
didática proposta por Dolz e Schnewwly (da linguagem) e a de Brousseow situação
didática (matemática) propondo um triângulo (professor, saber, aluno com as
ligações entre o meio que estão inseridos) o meio pode ser uma situação, uma
tarefa ou um jogo, com os seguintes pontos: 1 devolução: organização dos alunos; 2 situação de
ação: jogar; 3 situação de formulação: estratégias/hipóteses; 4 situação de
validação: quando eu comprovo as hipóteses; 5 situação de institucionalização
do saber: e a análise do professor.
ü
ü
Leitura
do texto: Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de
alfabetização: após a leitura do texto os professores responderam em grupo a alguns questionamentos propostos.
Após todo o estudo proposto pelo cronograma realizamos um momento de confraternização com a promoção do "Amigo Cheiroso", para encerramos os encontros do Pnaic 2015 com alegria, ânimo e esperança que no ano vindouro possamos mais uma vez contribuir satisfatoriamente com a educação e desenvolvimento dos nossos alunos.
Registro aqui o meu agradecimento aos professores alfabetizadores do 3° ano de Trindade pela dedicação, compromisso e pela realização de um belo trabalho durante o ano de 2015. Ainda estaremos juntos no seminário de encerramento mais desde já agradeço a cada um particularmente, desejando muita paz e saúde para o ano vindouro. Já estou com saudades. Sucesso!
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
5° Encontro - Interdisciplinaridade 2 e Confraterniação
O nosso 5° encontro realizou-se nos dias 02 e 03 de dezembro no Pólo da UAB no município de Trindade. Demos início com a socialização da tarefa de casa onde os professores alfabetizadores apresentam a devolutiva dos trabalhos realizados com os seus alunos nas suas salas de aulas. Em seguida, continuamos com a avaliação do encontro anterior, onde são apresentados gráficos com os pontos apresentados por eles na avaliação escrita em cada encontro.
Como atividade inicial, desenvolvemos a atividade do Imaginando o concreto, onde solicitei aos professores que inicialmente imaginassem um objeto ou figura concreta qualquer; depois um por vez realizou uma mimica imaginando-se utilizando esse objeto, os demais da turma tentaram adivinhar qual é o objeto. Entreguei duas folhas aos professores e pedi que em uma das folhas eles desenhem somente
o objeto que imaginaram e na outra que desenhe esse mesmo objeto sendo
utilizado. O desenho do objeto sendo utilizado será exposto em um varal e o
outro com somente o objeto formará um painel, constituído de todos os
desenhos produzidos.
Após todo esse processo criativo, discutimos sobre o ensino do componente curricular artes, verificando o quanto é distorcida a ideia que temos sobre o ensino dessa disciplina, discutimos ainda, questões como: no século XIX a artes era
utilizada através da mimise que era quando o professor trazia um desenho e
pedia para que os alunos reproduzissem de forma igual, o mais próximo possível
era o considerado correto. No século XX saiu-se da cópia para a reprodução da
livre expressão onde a criança teria que criar a parti do subjetivo. A partir
da década de 80 de acordo com Ana Regis foi criado a proposta do ensino
triangular que contempla a leitura, a contextualização e o fazer artístico.
ü
ü Ainda com relação a essa atividade os professores construíram de forma coletiva a
escrita coletiva de poema (rimado) com as figuras e imagens apresentadas no
mural. Veja a seguir o poema:
ü
Realizamos a leitura do texto: A interdisciplinaridade no ciclo de
alfabetização onde é explicitado a sequência
didática proposta por Dolz e Schnewwly (da linguagem) e a de Brousseow situação
didática (matemática) propondo um triângulo (professor, saber, aluno com as
ligações entre o meio que estão inseridos) o meio pode ser uma situação, uma
tarefa ou um jogo, com os seguintes pontos: 1 devolução: organização dos alunos; 2 situação de
ação: jogar; 3 situação de formulação: estratégias/hipóteses; 4 situação de
validação: quando eu comprovo as hipóteses; 5 situação de institucionalização
do saber: e a análise do professor.
ü
ü
Leitura
do texto: Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de
alfabetização: após a leitura do texto os professores responderam em grupo a alguns questionamentos propostos.
Após todo o estudo proposto pelo cronograma realizamos um momento de confraternização com a promoção do "Amigo Cheiroso", para encerramos os encontros do Pnaic 2015 com alegria, ânimo e esperança que no ano vindouro possamos mais uma vez contribuir satisfatoriamente com a educação e desenvolvimento dos nossos alunos.
Registro aqui o meu agradecimento aos professores alfabetizadores do 3° ano de Trindade pela dedicação, compromisso e pela realização de um belo trabalho durante o ano de 2015. Ainda estaremos juntos no seminário de encerramento mais desde já agradeço a cada um particularmente, desejando muita paz e saúde para o ano vindouro. Já estou com saudades. Sucesso!
2 comentários:
Esta turma do Pnaic
ResponderExcluir
É bacana pra danar
Até na hora do estudo
A disciplina tá tá no ar
Eu sou tenho ha agradece
Pelo conhecimento repassado
Pois aqui na Pedro Leite
Eles foram bem trabalhados
Espero vê no seminário
Muitos trabalhos bonitos
Pois com essa turma do Pnaic
O sucesso é garantido
Parabéns Samária Mércia
Pelo sua dedicação
Fica aqui o meu muito obrigada
De todo meu coração
Karlla Simone
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3 de dezembro de 2015 às 09:43
Esta turma do Pnaic
É bacana pra danar
Até na hora do estudo
A disciplina tá tá no ar
Eu sou tenho ha agradece
Pelo conhecimento repassado
Pois aqui na Pedro Leite
Eles foram bem trabalhados
Espero vê no seminário
Muitos trabalhos bonitos
Pois com essa turma do Pnaic
O sucesso é garantido
Parabéns Samária Mércia
Pelo sua dedicação
Fica aqui o meu muito obrigada
De todo meu coração
Karlla Simone